Saiba como diferenciar sua dor de cabeça

11/01/2023 12:06:24

Os diagnósticos mais comuns de cefaleias (termo técnico para dor de cabeça) são:

A Enxaqueca. Mais comum entre as mulheres. Gera uma dor pulsante, usualmente em um lado da cabeça, criando sensibilidade a luz e ao som, podendo estar acompanhado de enjoos. Pode durar de 4 a 72 horas. Devido a intensidade, seu tratamento normalmente exige medicamentos específicos.

Há também, a Enxaqueca com Aura. Esta, afeta a visão do indivíduo. Pode projetar pontos pretos, brilhosos e/ou imagens em ziguezague. Pode durar até uma hora e acompanhar alguns outros sintomas. Entre eles, o formigamento ou dormência em um lado do corpo e alterações na fala. Pode durar horas ou até dias.

A Cefaleia Tensional, é o tipo mais comum no mundo. Pode-se sentir dores na parte inteira frontal ou posterior.  Possui um desconforto moderado. Analgésicos comuns com relaxantes musculares e anti-inflamatórios, costumam resolvê-la.

Os homens também são afetados por dores de cabeças intensas. A mais comum entre eles é a Cefaleia em Salvas. A dor é incapacitante, sazonal e como a enxaqueca, é unilateral. Pode acompanhar lacrimejamento, corrimento nasal, inchaço nas pálpebras e suor na face. Sua duração é de até três horas. Uma de suas causas pode ser o consumo de álcool.

O uso exagerado de analgésicos, pode se tornar um problema crônico. A Cefaleia Crônica diária é a evolução de outras formas de dor de cabeça. São dores constantes que se repetem mais de 15 vezes dentro do mesmo mês.

Sentir dor de cabeça de vez em quando, é um sintoma comum, que atinge a maioria das pessoas e suas causas podem variar. Porém, sentir fortes dores de cabeças, em episódios frequentes, não é normal. Neste caso deve-se consultar um neurologista, para investigar a causa.



Compartilhar